A dieta mediterrânica despertou o interesse dos alunos da Academia Sénior de Penamacor, projeto gerido pela ADRACES em parceria com o Município de Penamacor, que participaram, no dia 17 de maio, de forma interativa numa sessão informativa promovida pela nutricionista Inês Lourenço. Inserido no projeto Rede Territorial para a Alimentação Sustentável e Equilibrada - MEDEAT_BB, a ação pelo formato de aprendizagem contou com os seniores penamacorenses como público alvo na sensibilização para a importância da dieta mediterrânica, como um regime de alimentação saudável e sustentável.
Os alunos seniores mostraram afincado interesse na dinâmica de educação alimentar em saberem mais sobre a dieta mediterrânica e de que forma a podem aplicar no seu dia a dia. A Dieta Mediterrânica traduz um estilo de vida que recorre à variedade de produtos alimentares sazonais, privilegia a utilização de produtos frescos e locais, métodos de confeção que preservem a qualidade nutricional e incorpora uma noção de refeição partilhada através da promoção da convivência à mesa.
Recorde-se que o projeto MEDEAT_BB - Rede Territorial para a Alimentação Sustentável e Equilibrada, associado ao Plano Nacional Alimentação Equilibrada e Sustentável está a ser dinamizado na região da Beira Baixa, em parceria pela ADRACES (entidade coordenadora), Pinhal Maior, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Food4Sustainability, Centro de Ciência Viva da Floresta e o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar.