O Café de Ciência, iniciativa que acontece no âmbito do projeto MEDEAT_BB - Rede Territorial para a Alimentação Sustentável e Equilibrada, teve lugar dia 7 de junho, pelas 18H30, no Centro de Ciência Viva da Floresta, parceira deste projeto que está a ser dinamizado na região da Beira Baixa, a par da Pinhal Maior, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Food4Sustainability, Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar e ADRACES.
Como podemos tornar o nosso consumo alimentar mais sustentável? Que impacto tem o nosso consumo alimentar para o território? Foram algumas das questões que o convidado do debate, Rui Lopes, Chef de Cozinha e Nutricionista, CEO da empresa Medronho & Canela, proprietário da marca Pão de Medronho, professor do Politécnico de Leiria e Investigador do CiTechCare – Centro de Investigação de Tecnologias da Saúde do Politécnico de Leiria, procurou dar respostas ao público participante.
A gastronomia de base local é provavelmente o mais importante instrumento para reduzir a pegada ecológica do consumo alimentar, porque ela assenta nos produtos locais, nas cadeias curtas de produção e distribuição, tendo na sua base a economia familiar e pequenas empresas familiares. Esta dimensão micro, facilita a integração de fatores de maior sustentabilidade e melhor distribuição da riqueza gerada, ajudando a fixar pessoas nos territórios, garantindo mais e melhor retorno socioeconómico.
Este papel de valorizar a gastronomia e os produtos locais é devido a todos nós, com o auxílio das políticas e iniciativas dos municípios, com a importante participação das associações, passando pela responsabilidade da restauração e da indústria na promoção dos produtos locais autênticos, que estimulem genuinamente a economia a partir da nossa cultura alimentar e gastronómica.